Century_logo_white

Qual a importância de identificar vulnerabilidades de segurança de API?

Segurança de API

São Paulo, 30 de março de 2023 – A API conecta diferentes sistemas e, consequentemente, temos um aumento no volume de dados que circulam. Isso pode representar um aumento nas chances de problemas de segurança, como vulnerabilidades, intrusões, entre outros pontos.

Agilidade e eficiência são dois conceitos cada vez mais importantes para quem atua com desenvolvimento de soluções. Para isso, uma das melhores formas é contar com a API para agilizar processos e entregas, com segurança e eficiência. Mas, ao mesmo tempo, também é fundamental evitar qualquer tipo de situação que coloque em xeque a proteção da empresa.

Segundo o Gartner, uma das maiores autoridades em tecnologia da informação em todo o mundo, aponta que as violações de APIs serão um dos vetores de ataques mais frequentes, potencializando em violações de dados em aplicativos empresariais.

Se você conta com API nos seus processos internos, é fundamental  identificar vulnerabilidades de segurança com antecedência, antes que aconteça algum tipo de incidente que comprometa as suas atividades.

Por isso, separamos um guia completo para te ajudar na identificação de vulnerabilidades de segurança de API e ajudar você no dia a dia. Saiba mais a seguir e tire suas dúvidas.

O que são APIs?

API é a sigla para Application Programming Interface (em português, Interface de Programação de Aplicação). Diz respeito a um conjunto de normas e protocolos que podem ser utilizados para comunicar plataformas diferentes, para diversos fins.

Por meio dela, por exemplo, pode-se fazer com que aplicações diferentes possam trocar informações entre si (uma enviando dados para outra), aproveitar estruturas já existentes, entre outras possibilidades.

Em outras palavras, as APIs possuem uma questão central: o papel de integrar plataformas diferentes. Com isso, é possível potencializar a agilidade na hora de desenvolver soluções, de forma que muitas delas não precisem ser escritas do zero para serem viabilizadas.

Você pode encontrar diversos tipos de APIs no mercado atualmente. Entenderemos mais sobre as principais a seguir.

    Principais tipos de APIs

    • APIs privadas: Pertencem ao ambiente interno de uma empresa, portanto, não são compartilhadas com público externo. Normalmente são utilizadas para integração de sistemas internos de uma empresa.
    • APIs públicas: São abertas para o amplo público, para que desenvolvedores possam criar soluções que dialoguem com a interface nativa. Um exemplo clássico são as APIs liberadas pelo Facebook.
    • APIs de parceiros: São abertas para desenvolvedores externos parceiros de negócios da organização, para estabelecer parcerias que ajudem a trazer benefícios para todos os envolvidos.
    • APIs compostas: Como o próprio nome sugere, ela surge de uma composição entre duas ou mais APIs distintas.

      Para o que servem as APIs?

      De forma simples, podemos definir a API como um conjunto de funções definidas previamente que executa uma tarefa para você, sem que seja necessário escrever um código para isso. Isso é feito por meio de um conjunto de funções (na terminologia técnica: paths de API) que permitem que aplicativos acessem dados e consigam interagir com softwares externos, Sistemas Operacionais e outros serviços.

      Eles funcionam como uma espécie de facilitador e acelerador de desenvolvimento de novos sistemas e aplicativos, auxiliando na comunicação entre sistemas. Por exemplo, ao criar um app para uma fintech que utiliza reconhecimento facial para autorizar transações, é preciso conectar um software com outro. Isso pode ser feito por meio da comunicação possibilitada pela documentação de API.

      Com isso, evitam-se erros na codificação, já que parte do trabalho já está realizado, bem como também permite integração com outras plataformas e sistemas importantes.

      API é utilizada também para proporcionar automação de sistemas, para proporcionar maior agilidade em alguns processos vitais para as organizações. Por exemplo, é muito comum que ferramentas de atendimento ao cliente contem com automações em que são trazidas por APIs.

      Mas essa é apenas uma das muitas possibilidades de uso de API no ambiente interno. Alguns exemplos que podemos citar sobre esse uso são:

      • uso do Whatsapp Business API para proporcionar personalização do atendimento e gerar uma experiência do cliente mais interessante para o usuário que entra em contato com seu negócio;
      • uso de API de voz, que permite o envio de mensagens que podem ser reproduzidas por áudio. Podem ser utilizadas em campanhas de marketing, por exemplo;
      • uso de API do Instagram também permite respostas mais ágeis para o cliente e prestar um suporte de qualidade.

      Qual a importância da identificação de vulnerabilidades de segurança de API?

      Mas afinal, quais são os principais riscos de segurança de API que podem surgir? Confira a seguir os principais deles, segundo o Open Web Application Security Project (o qual é uma comunidade online que está sempre atenta para questões relacionadas com segurança de aplicações web):

      • problemas gerados por quebra de controle de acesso;
      • problemas de falhas criptográficas;
      • ataques de injeção;
      • design de API inseguro;
      • componentes que não estejam atualizados e que tenham pontos de vulnerabilidade;
      • falta de monitoramento de falhas e registros de incidentes de segurança;
      • falha de identidade e autenticação.

      Cada um desses pontos, quando violado, pode trazer diversos transtornos para o seu negócio. Por isso, não deixe de contar com as dicas que trouxemos ao longo deste conteúdo. Temos certeza de que ajudarão a proporcionar maior sucesso no controle da segurança de API do seu negócio.

      Sobre a Century Data:

      Century Data é uma empresa de Tecnologia, Governança e Segurança da Informação. Nosso objetivo é prestar soluções inovadoras vindas de mercados conceituados com comprometimento e responsabilidade, por meio de serviços de consultoria, implementação, sustentação, transferência de conhecimento e treinamentos específicos.

      A Century Data é uma empresa que auxilia seus clientes no caminho da transformação digital promovendo tecnologias que possibilitem a criação de novas linhas de negócios. Oferecemos soluções inovadoras, produtos e serviços especializados, orientados pela demanda de áreas de negócios e de tecnologia.

      Todos os direitos reservados para Century Data Tecnologia da Informação LTDA