Century_logo_white

Métodos de pagamento: cuidados para não levar golpe e cuide da sua segurança digital

São Paulo, 24 de julho de 2023 – Os golpes mudam constantemente e é importante sempre estar atualizado para que os métodos de pagamento da sua empresa, seja como cliente, seja como vendedor ou prestador de serviço não sejam alvo de golpes.

Os golpes online no Brasil causam prejuízos gravíssimos para as empresas e pessoas físicas. Estima-se que, em 2022, os danos financeiros foram de R$ 551 milhões aos brasileiros só com golpes online. O mapeamento foi feito em conjunto entre OLX e Allow Me e traz outros dados interessantes.

Por exemplo, a cada hora, são realizadas 17 tentativas de fraudes que estão relacionadas com dispositivos eletrônicos (smartphones ou computadores), segundo a pesquisa. E um dos pontos que precisa de atenção, seja como pessoa física, seja como gestor de um negócio, são os cuidados para não levar golpe nos métodos de pagamento, principalmente com o uso do PIX.

Confira a seguir mais sobre o assunto e proteja seu negócio.

Chave PIX

Um cuidado importante é sempre evitar utilizar informações sensíveis para chave PIX. Duas delas podem expô-lo a golpes: CPF e número de telefone.

A primeira fornece um dado importante e que pode ser utilizada por cibercriminosos para realizar golpes em seu nome (como contratação de serviços financeiros, o golpe de Sim Swap, entre outros). Como muitas empresas não adotam medidas mais robustas de verificação de dados, você pode acabar sendo vítima de um golpe com seus dados. O número de telefone deixa você também muito exposto para golpes de Sim Swap, clonagem de informações, entre outros. O ideal é contar com um e-mail criado especificamente para este fim e adotar as principais medidas de proteção para evitar que ele possa ser hackeado, ou contar com a chave alfanumérica.

QR Code falso

Outro golpe comum é quando um criminoso está simulando ser um vendedor idôneo e a transação é feita por um código numérico ou QR Code falso. Isso pode, muitas vezes, vir via phishing.

Por exemplo, você pode receber um e-mail que pareça legítimo para pagamento de um serviço, com o QR Code ou código alfanumérico para fazer a transição e, na verdade, o valor ser destinado para o fraudador.

Em primeiro lugar, o recomendado é sempre ler o QR Code a partir da fonte original (por exemplo, direto no site da compra e verificar se ele é, de fato, o correto). Isso porque um dos tipos de ataques que estão aumentando atualmente é, justamente, o uso dessa tecnologia para dispersar malwares ou roubo de dados legítimos.

Cabe, também, sempre conferir os dados do código antes de fazer a transferência. Verifique se a conta de destino é, de fato, da pessoa ou empresa para quem está fazendo a transação.

PIX agendado

Outro tipo de golpe comum que as empresas sofrem é quando o criminoso finge que realizou o PIX, envia o comprovante mas, na verdade, ele apenas agendou para uma data futura e cancela a transferência após ter a compra confirmada. Há, ainda, aqueles que realizam o envio do comprovante adulterado.

Para quem realiza vendas sem uma plataforma (por exemplo, micro e pequenas empresas que podem realizar as compras via WhatsApp), ou para pessoas físicas que estão fazendo uma venda pontual, vale sempre conferir manualmente se o valor caiu na conta. Caso contrário, não libere ou entregue o produto.

Para as empresas que atuam com vendas, é fundamental ter uma ferramenta de gestão financeira que libere a compra apenas quando o valor do PIX realmente for depositado na conta. Isso acrescenta uma camada extra de proteção contra este tipo de golpe.

Cabe lembrar que o PIX é uma modalidade de pagamento instantânea. Ou seja, o valor cai imediatamente na sua conta bancária ou da sua empresa. Na ausência disso, desconfie de golpe.

Golpe da maquininha

Outra modalidade de golpe com pagamentos, neste caso, com cartão de crédito, é o golpe da maquininha, que tem sido muito comum nas entregas via delivery. Por exemplo, o criminoso diz que é preciso pagar uma taxa extra no ato da entrega e solicita que você faça o pagamento com cartão pela maquininha.

Muitas vezes, o profissional tampa o visor ou não deixa você acompanhar o que ele está digitando. E, com isso, o valor passado no seu cartão pode ser muito acima do que realmente está presente na tela (isso quando você consegue visualizá-la). Isso acontece porque há um erro na tela que pode suprimir alguns números e você não consegue ver o valor real que está sendo cobrado.

Algumas das ações que os criminosos fazem com o golpe da maquininha são:

  1. Clonar seu cartão de crédito;
  2. Duplicar uma compra;
  3. Passar um valor muito acima do que foi anunciado;
  4. Troca do seu cartão por um outro semelhante, furtando o seu.

Sempre que possível, faça todas as transações de pagamento do delivery online e sempre desconfie quando há alguma menção a pagamento de alguma taxa extra pessoalmente.

Cuidados com compras online

E, também, temos diversos tipos de golpes realizados nas compras online, que podem ser feitos de diversas formas. Os golpistas usam bastante a criatividade para criar ações que se aproveitam da vulnerabilidade ou confiança das vítimas e causam prejuízos diversos.

Alguns dos principais são:

  1. Phishing: você recebe uma comunicação que parece idônea falando que há um pagamento em atraso sobre um serviço e o envio de uma fatura (por exemplo, plano de saúde, fornecimento de internet, serviços de telefonia, entre outros). Mas, na verdade, o valor pago vai para conta de criminosos e a dívida nunca existiu;
  2. Sites fraudulentos: golpistas criam sites muito parecidos com os originais e simulam todo o processo de compra. Você realiza toda a transação e o pagamento, mas o produto nunca chegará em sua casa ou na empresa;
  3. Falso anúncio: um golpe clássico, no qual o criminoso utiliza estratégias de gatilhos de urgência (como poucas unidades, ofertas que acabam em poucos minutos) e realiza venda de produtos que nunca serão entregues;
  4. Roubo de dados: o criminoso solicita que você deixe informações sensíveis importantes (nome completo, CPF, data de nascimento e número de telefone, por exemplo), para participar de uma promoção ou sorteio. A ação nunca acontecerá e, com os dados em mãos, eles poderão realizar golpes utilizando seu nome.

Os golpes mudam constantemente e é importante sempre estar atualizado para que os métodos de pagamento da sua empresa, seja como cliente, seja como vendedor ou prestador de serviço não sejam alvo deste tipo de ação. Ao estar consciente, é possível identificar indícios de problemas com mais facilidade e evitá-los.

Também é importante trazer as principais medidas de segurança, para evitar que sua empresa fique vulnerável. Para isso, conte com a Century Data. Entre em contato e vamos ver como podemos aumentar os cuidados no seu negócio.

A Century Data é uma empresa que auxilia seus clientes no caminho da transformação digital promovendo tecnologias que possibilitem a criação de novas linhas de negócios. Oferecemos soluções inovadoras, produtos e serviços especializados, orientados pela demanda de áreas de negócios e de tecnologia.

Todos os direitos reservados para Century Data Tecnologia da Informação LTDA