Pular para o conteúdo

Century Data

Início » Segurança da informação: tudo que você precisa saber!

Segurança da informação: tudo que você precisa saber!

Em tempos de Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a segurança da informação se transforma em um conjunto de ações necessárias e cada vez mais urgentes nas organizações. Agora, não só os dados estratégicos, mas as informações de clientes precisam estar protegidas.

LGPD

Porém, não basta ser apenas cuidadoso, é preciso investir em tecnologias, conhecer as melhores práticas e incentivar uma cultura de uso consciente e seguro de dados e informações no meio empresarial.

Nesse sentido, a proposta deste texto é justamente falar desse conceito de forma mais objetiva, com foco nos principais pontos de atenção para uma boa gestão da informação. Acompanhe!

Quais as principais tendências de segurança da informação para os próximos anos?

Uma das melhores formas de implementar e gerenciar uma tecnologia é se atentar para as tendências e utilizá-las para embasar estratégias. Dessa forma, é possível se antecipar ao mercado e criar diferenciais competitivos em relação aos concorrentes.

Conheça, agora, algumas das principais tendências de segurança da informação para o futuro.

Consolidação das normas da LGPD

O inciso II do artigo 52 da LGPD estabelece multas que podem chegar a 2% do faturamento empresarial, limitadas a 50 milhões de reais, para quem não cumprir com o que diz a lei. Isso representa um alerta importante na proteção de dados.

Ainda, o inciso II do artigo 2º cita a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem do proprietário dos dados. Nesse sentido, uma infração relacionada a vazamento de informações pode ser altamente prejudicial para a marca e trazer prejuízos financeiros e de imagem, já que a ocorrência é passível de publicização. Dessa forma, é fundamental que as plataformas de gestão garantam a segurança da informação com tecnologias de ponta.

    Para a sua segurança, mantenha-se informado!

    Inscreva-se em nossa página e fique por dentro dos principais assuntos que envolvem a cibersegurança.

    Privacy by Design

    Privacy by Design significa desenvolver prioritariamente a privacidade. Ou seja, com o surgimento da LGPD, a privacidade dos dados ganhou um contorno central em aplicações empresariais.

    Foto do site criaufmg.com.br

    Nesse sentido, é provável que grande parte das aplicações de negócios precisem ser redesenhadas para reforçar a ética, a transparência e, principalmente, a segurança dos dados. O desenvolvimento em privacy by design precisa considerar, dentre outras questões:

    • Privacidade desde a concepção;
    • Tipo, escopo, circunstâncias e finalidade do processamento;
    • Combinação de duas ou mais práticas de governança de privacidade, segundo a LGPD.

    Aplicação de IA (Inteligência Artificial) em Segurança da Informação

    É importante que as ferramentas de segurança da informação estejam em todas as áreas e apliquem o máximo de tecnologia.

    A guerra entre ataques e defesas é diária. Nesse sentido, a Inteligência Artificial funciona como um poderoso aliado na atuação de um analista de malware e auxilia em análises comportamentais, avaliações de recursos e outros requisitos para identificar e condenar execuções maliciosas de forma muito mais rápida e eficiente.

    Mais um elemento complicador para invasores com relação à Inteligência Artificial: ela é relativamente nova. Isso impõe estudos mais complexos e demorados para encontrar mecanismos de ataques que evitem a detecção estática, por exemplo. 

    Por outro lado, o sistema de detecção dinâmica funciona de maneira completamente diferente, o que faz com que criminosos redobrem os esforços de ataque. O nível de dificuldade aumenta por conta de:

    • ter que alterar a aparência do binário compilado sem saber como;
    • aplicar técnicas de ofuscação para não ser identificado;
    • experimentar diversas modificações de código-fonte, dentre outras práticas.

    Cibersegurança em cloud computing

    O investimento em tecnologias baseadas em nuvem é um processo natural de todas as organizações. Essa migração é iminente e, junto a ela, vem os riscos de ataques cloud hijacking (sequestro de contas ou serviços em nuvem).

    Então, é muito importante que gestores considerem as tecnologias de proteção também para plataformas em cloud, já que naturalmente os serviços empresariais estão migrando para esse modelo.

    Quais os principais pilares que sustentam o conceito de segurança da informação?

    A complexidade da segurança da informação pode ser melhor absorvida quando dividimos o conhecimento em pilares de construção. Acompanhe quais são eles.

    Confidencialidade (sigilo dos dados)

    O primeiro pilar se refere ao controle de privacidade que é imposto aos dados organizacionais. Para que esse pilar seja reforçado, é fundamental que o gestor adote medidas de prevenção que contemplam:

        • controle de acesso a informações;

        • limite de conteúdos de acordo com os setores;

        • estabelecimento de graus de confidencialidade, dentre outras.

    Foto do site pixabay.com

    Nesse ponto, é importante dar atenção à infraestrutura para garantir, onde for aplicável, mecanismos de criptografia de dados, autenticação de dois fatores e verificação biométrica. Além disso, é necessário conscientizar a equipe sobre o respeito às regras e às boas práticas de segurança.

    Integridade (consistência dos dados)

    Outro ponto de atenção para a segurança da informação é a responsabilidade de manter dados sempre íntegros para a organização. Isso significa que eles não devem sofrer nenhum tipo de distorção ou dano, desde a criação até o uso.

    Também, para garantir a integridade dos dados é importante controlar o acesso, além de outras práticas, como checksum, backup e implementação de sistemas de verificação.

    Disponibilidade (acessibilidade dos dados)

    Já a disponibilidade refere-se ao nível de acessibilidade praticado na organização. O pilar está diretamente relacionado à necessidade de manter a continuidade dos negócios. Afinal, sabemos que a competitividade é enorme e problemas sérios, como desastres e crises, precisam ser contornados de forma rápida e eficiente para manter a operação empresarial.

    Como implementar segurança da informação em sua organização?

    Cada organização tem suas particularidades e não há um sistema rígido de implementação de tecnologias de segurança da informação.

    No entanto, podemos encontrar diversas ações recomendáveis para essa implantação. A seguir, vamos listar algumas ações relevantes para que a segurança da informação seja bem-sucedida.

    Determine uma política de segurança da informação

    É importante descrever práticas de controle de acesso a diretórios e sistemas para que a equipe de colaboradores tenha um norte de atuação. Nesse raciocínio, é fundamental trabalhar o acesso, tanto interno como externo, de modo a definir regras de limitação e privilégios de sistema.

    Uma política de segurança da informação deve ter diretrizes de:

    • segurança em comunicações (é comum agregar a comunicação em cartilhas de políticas de segurança da informação);
    • controle de acesso e privilégios;
    • estabelecimento de graus de sigilosidade, dentre outras.

    Faça atualizações constantes

    Para colaborar com o aumento do nível de segurança, as atualizações auxiliam na prevenção de bugs, proteção de vulnerabilidades e defesa de ataques cibernéticos.

    Dessa forma, é fundamental que um sistema de segurança da informação preze por manutenção. Ou, ainda, que o contrato com uma empresa parceira preveja essa demanda e a ofereça de forma eficaz no plano de segurança.

    Invista em plataformas profissionais

    Por fim, esses são dois termos que você precisa considerar em relação à segurança da informação: urgência, por conta da necessidade de proteger dados estratégicos e garantir o controle correto da informação, e obrigatoriedade em cumprimento e obediência às determinações da LGPD.

    Dada a complexidade da segurança da informação em tempos de transformação digital, é fundamental que você identifique uma plataforma de um parceiro forte e especializado nessa demanda. 

    Gostou de aprender sobre segurança da informação? Quer proteger a sua empresa? Então não perca mais tempo: entre em contato conosco e conheça nossas soluções. 

    Baixe Gratuitamente

    Novidade! Temos dois e-books incríveis e gratuitos, para você baixar, se informar e ficar livre de uma ameaça cibernética:

    Ransomware: o guia completo
    7 situações que permitem a invasão da sua empresa por ransomwares

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.