Pular para o conteúdo

Century Data

Início » O que são ataques de DDoS e como preveni-los

O que são ataques de DDoS e como preveni-los

Com a popularização da internet e a ampla utilização de recursos digitais, o número de criminosos virtuais em busca de vulnerabilidades também aumentou bastante. Por isso, preparamos um post explicando o que são ataques de DDoS e como preveni-los.

Foto do site aiqon.com.br

Nos ataques, os invasores se aproveitam dos limites de capacidade específicos aplicáveis a todos os recursos de rede, os quais podem até mesmo inviabilizar a utilização. A invasão representa um dos mais significativos problemas de segurança dos tempos modernos. Quer descobrir como evitar que isso aconteça? Então, continue a leitura.

Afinal, o que é DDoS?

A sigla DDoS quer dizer “Distributed Denial of Service”, que pode ser traduzido para o português como “Negação Distribuída de Serviço”. De maneira resumida, isso ocorre quando os servidores que hospedam determinado site ou serviço ficam sobrecarregados, negando o acesso dos usuários durante certo período. 

Naturalmente, todo servidor tem um limite máximo de utilização. Esse limite pode ser alcançado quando o servidor precisa atender a vários pedidos simultaneamente e a uma grande quantidade de solicitações provenientes de origens diferentes. Ao atingir a capacidade, há lentidão ou queda da página, como ocorreu recentemente com o Banco Central quando liberou a consulta para dinheiro ‘esquecido’.  

E o que são os ataques de DDoS?

Quando o DDoS ocorre sozinho, sem roubo de dados ou algo parecido, não há crime. Basta esperar um tempo até que o número de solicitações diminua e volte aos níveis de capacidade do servidor. No entanto, os ataques de DDoS ocorrem justamente quando o objetivo de um criminoso virtual é esgotar os recursos de memória e processamento.

Foto do site pexels.com

Dessa maneira, o servidor ficará indisponível para acessos de quaisquer usuários da internet. Na prática, isso costuma demandar cooperação de várias pessoas má intencionadas, responsáveis por pedidos simultâneos. Diante da alta demanda de requisições de acesso, o site simplesmente sai do ar, o que impossibilita demais acessos e interações.

A situação pode acontecer, por exemplo, quando um hacker tem um motivo para prejudicar determinada pessoa ou empresa. O mesmo já ocorreu em casos de discordâncias políticas ou de pensamento. As perdas podem ser expressivas, sobretudo em lojas de varejo, marketplaces ou portais de notícias.

Quais os tipos de ataques de DDoS?

Até aqui, você já pôde compreender melhor o que são os ataques de DDoS. Porém, como em quase tudo na internet, existem variações e diferentes formas de fazer isso. De qualquer maneira, a ideia é a mesma: utilizar demandas simultâneas para sobrecarregar um sistema, de forma que os usuários não consigam acessar determinado site ou servidor por um tempo.

Embora a teoria seja simples, o processo pode ser um pouco mais complexo do que parece. Para obter sucesso no ataque malicioso, é preciso criar um fluxo contínuo e coordenado de solicitações falsas. O alto fluxo faz com que o sistema receptor fique abarrotado de pedidos e não dê conta de processá-los efetivamente, até que haja o travamento. 

Isso pode ser feito, por exemplo, com o uso das chamadas máquinas zumbis, que ficam conectadas diretamente a computadores mestres, comandados por um ou mais hackers. A versão mais básica é fazendo o “Flood”, ou enchente, que envia solicitações concomitantes e em larga escala, até congestionar e travar os servidores.

Como se prevenir de ataques de DDoS?

Agora, chegamos a uma parte importante: aprender a se prevenir de ataques de DDoS. É preciso ter em mente que os invasores e suas técnicas estão em constante evolução, o que faz com que as táticas de defesa também precisem receber otimizações constantes. Entretanto, existem algumas medidas básicas e bastante eficientes. Veja, a seguir, algumas delas. 

Proteja sua infraestrutura de rede

O primeiro passo para se prevenir de ataques de DDoS consiste em planejar bem a infraestrutura de rede. Eventualmente, trata-se de uma ação que pode demandar um bom investimento, mas com ótimo custo-benefício, pois oferecerá proteção em vários níveis e representará a única forma de combater o problema de fato.

Por isso, comece adotando um sistema de prevenção a acessos não autorizados, que deve combinar, por exemplo, VPN, firewall, AntiSpam e filtros de conteúdo. Também, jamais negligencie as atualizações de segurança, pois elas são mais relevantes do que você pensa.

Tudo isso traz mais proteção e ajuda a identificar a origem de eventuais ataques.

    Para a sua segurança, mantenha-se informado!

    Inscreva-se em nossa página e fique por dentro dos principais assuntos que envolvem a cibersegurança.

    Desenvolva um plano de prevenção 

    Outra medida para evitar ataques de “Negação Distribuída de Serviço” é desenvolver um plano de prevenção e até mesmo de reação. O começo passa pela análise de segurança das suas redes atuais e, se for o caso, modernização da infraestrutura. Além disso, o planejamento é crucial para evitar decisões impensadas, que podem piorar a situação.

    Nesse sentido, o ideal é elaborar um programa, que deve incluir soluções de backup e uma equipe preparada para restabelecer o serviço o quanto antes. Para a confecção, é preciso ter uma lista de verificação de sistemas, prover o treinamento de profissionais e montar uma tabela de notificações com contatos de emergência do time de resposta e contenção.

    Aprenda como identificar os ataques 

    Pouco adianta adotar as medidas citadas se você não souber como identificar os ataques DDoS ou, até mesmo, demorar muito para fazer isso. Caso sua resposta não seja imediata, os prejuízos podem ser elevados e, eventualmente, irreparáveis. Por isso, sua equipe de TI deve saber sempre o que está acontecendo.

    Foto do site pexels.com

    Entre os principais sintomas dos ataques DDoS estão a lentidão de rede, intranet com falhas de conectividade, desempenho baixo prolongado e desligamento intermitente das páginas. Se você achar que seus colaboradores não são capazes de driblar esses problemas com eficácia, considere a contratação de um serviço especializado. 

    Resumo

    O DDoS é uma das ameaças cibernéticas mais estabelecidas. É verdade que o número geral de ataques está diminuindo e que a infraestrutura moderna da Web está mais resiliente a ataques DDoS primitivos. Mas, dada a adoção massiva de dispositivos conectados por consumidores e empresas, não nos surpreenderia ver esse vetor de ataque ganhando popularidade. 

    Outro cenário que vale a pena ter em mente é que os ataques DDoS são uma cortina de fumaça perfeita: eles podem ser usados para desviar a atenção das equipes de segurança enquanto invasores sofisticados se infiltram na organização de outra maneira.

    Conheça uma solução chamada SentinelOne

    A SentinelOne é uma solução que pode ser de grande utilidade para quem deseja prevenir ataques cibernéticos. A plataforma oferece recursos e tecnologia para proteger os dados da sua empresa, mesmo em escalas corporativas. Além disso, você conseguirá obter visibilidade unificada, ganhando automação em todos os seus pontos de rede.

    Entre suas numerosas vantagens, podemos destacar a redução no tempo de identificação de ameaças no ambiente, o que torna suas operações e investigações muito mais ágeis e fáceis. Como se isso não bastasse, a implementação é rápida e o suporte ativo, com manutenções preventivas e relatórios personalizados para suas necessidades.  

    Agora que você já sabe o que são ataques de DDoS, é essencial contar com as melhores soluções de segurança. Por isso, considere a Century Data, uma empresa que promove tecnologia, oferece serviços inovadores e produtos especializados.

    Gostou de aprender o que são ataques de DDoS? Quer proteger a sua empresa? Então, não perca mais tempo. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções! 

    Baixe Gratuitamente

    Novidade! Temos dois e-books incríveis e gratuitos, para você baixar, se informar e ficar livre de uma ameaça cibernética:

    Ransomware: o guia completo
    7 situações que permitem a invasão da sua empresa por ransomwares

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.