Spyware: o que é e como se proteger?

Você tem um excelente nível de serviços, conta com clientes fiéis e sua empresa tem uma rentabilidade perfeita, até que um spyware acaba com seus planos.

Foto do site freepik

Sim, não há como prever situações adversas, mas há como trocar a palavra prever por prevenir, entende? Este mindset é fundamental e você só precisa encontrar a ferramenta certa.

Mas afinal, o que é esse spyware e quais são os impactos negativos que ele causa no seu negócio? Há uma solução tecnológica eficiente contra isso? Conheça o inimigo e aprenda a combatê-lo agora. Confira!

O que é spyware?

Spyware é um software malicioso que infecta computadores e outros dispositivos conectados à Internet. Esse software registra secretamente seus hábitos de navegação, os sites que você visita e suas compras online.

Alguns tipos de spyware também registram suas senhas, credenciais de login e detalhes do cartão de crédito. Essas informações são então encaminhadas ao autor do spyware, que pode usá-las para seu próprio ganho pessoal ou vendê-las a terceiros.

Como a maioria dos outros tipos de softwares maliciosos, o spyware é instalado no seu computador sem o seu consentimento. Ele geralmente vem junto com algum software legítimo que você baixou intencionalmente (como programas de compartilhamento de arquivos e outros aplicativos freeware ou shareware). Outras formas de ser infectado são:

  • baixá-lo involuntariamente visitando sites maliciosos;
  • clicar em links e anexos em e-mails infectados.

Assim que você instalá-lo, o spyware se anexará ao seu sistema operacional e começará a ser executado silenciosamente em segundo plano. Ou seja, é algo invasivo e invisível.

Quais os principais tipos de spyware?

Além de conhecer o conceito de spyware de forma geral, é fundamental que você saiba sobre os principais tipos de ataques para saber como se defender. Descubra agora quem são eles.

    Para a sua segurança, mantenha-se informado!

    Inscreva-se em nossa página e fique por dentro dos principais assuntos que envolvem a cibersegurança.

    Info Stealers

    Os info stealers são programas que têm a capacidade de escanear computadores infectados e roubar uma variedade de informações pessoais. Essas informações podem incluir:

    • históricos de navegação;
    • nomes de usuário;
    • senhas;
    • endereços de e-mail;
    • documentos pessoais; e
    • arquivos de mídia.

    Dependendo do programa, os info stealers armazenam os dados que coletam em um servidor remoto ou localmente para recuperação posterior. Na maioria dos casos, os info stealers exploram as deficiências de segurança relacionadas ao navegador para coletar seus dados privados.

    Às vezes, eles também usam os chamados scripts de injeção para adicionar campos extras aos formulários da web. Quando você digita as informações solicitadas e clica em “Enviar”, em vez de ir para o proprietário do site, as informações vão diretamente para o hacker, que pode usá-las para se passar por você na internet.

    Keyloggers

    Às vezes chamados de monitores de sistema, os keyloggers são programas de spyware que registram as teclas digitadas em um teclado conectado a um computador infectado.

    Enquanto os keyloggers baseados em hardware gravam cada pressionamento de tecla em tempo real, os keyloggers baseados em software coletam capturas de tela periódicas das janelas ativas. Isso, por sua vez, permite que eles registrem senhas (se não estiverem criptografadas na tela), detalhes do cartão de crédito, históricos de pesquisa, e-mail e mensagens de mídia social, bem como históricos do navegador.

    Foto do site freepik

    Embora os keyloggers sejam usados ​​principalmente por hackers para coletar dados confidenciais de vítimas inocentes, eles também encontraram um uso mais prático nos últimos anos. Ou seja, alguns empresários os utilizam para monitorar a atividade de seus funcionários, enquanto pais preocupados podem instalá-los nos computadores de seus filhos para garantir que estejam seguros online.

    Banker Trojans

    Banker Trojans são programas projetados para acessar e registrar informações confidenciais armazenadas ou processadas por meio de sistemas bancários online. Muitas vezes disfarçados de software legítimo, os Banker Trojans têm a capacidade de modificar páginas da Web em sites de bancos online, alterar os valores das transações e até adicionar transações extras para beneficiar os hackers por trás deles.

    Como todos os outros tipos de spywares, os Banker Trojans são construídos com um backdoor, permitindo que eles enviem todos os dados coletados para um servidor remoto.

    Esses programas geralmente visam instituições financeiras que variam de bancos e corretoras a serviços financeiros on-line e provedores de carteira eletrônica. Devido ao seu design sofisticado, os Banker Trojans muitas vezes não são detectados, mesmo pelos sistemas de segurança de última geração de algumas instituições financeiras.

    Password Stealers

    Os password stealers são muito semelhantes aos info stealers, com a única diferença de que são especialmente projetados para roubar credenciais de login de dispositivos infectados. Esses password stealers (Ladrões de Senha) foram detectados pela primeira vez em 2012 e eles não roubam suas senhas enquanto você as digita. Em vez disso, eles se anexam ao navegador para extrair todos os seus nomes de usuário e senhas salvos. Além disso, eles também podem registrar suas credenciais de login do sistema.

    A maioria dos passwords stealers são removidos rotineiramente por softwares de segurança confiáveis, mas alguns tipos ainda conseguem evitar a detecção alterando seus hashes de arquivos antes de cada ataque. Assim como os info stealers, os criadores de ladrões de senhas podem escolher se desejam armazenar os dados coletados em um servidor remoto ou em um arquivo oculto em seu disco rígido.

    Por que a solução SentilelOne é a melhor alternativa contra spywares?

    Elimine preocupações de segurança de dados com a solução SentinelOne. Essa ferramenta surgiu em 2013 em Mountain View, na Califórnia, sendo atualmente a empresa de cibersegurança que mais cresce em nível mundial. Veja agora algumas das principais vantagens e diferenciais:

    • SOC/NOC: serviço de monitoramento e suporte 24×7, instalação, treinamento, manutenção, atualização e solução de problemas;
    • inteligência artificial: as ameaças são tratadas e eliminadas rapidamente, sem afetar a rede da sua empresa, graças a seu algoritmo de IA;
    • destaque perante a concorrência: é a solução que mais cresce no mercado e a mais premiada, conforme avaliação MITRE ATT&CK e Gartner Peer Insights;
    • máxima segurança dos dados: proteção em três camadas: física, lógica e humana. Ambiente protegido, máquinas atualizadas e equipe treinada.

    Agora sim você tem o que precisa em suas mãos: o conhecimento e a ferramenta de combate. Neste post você entendeu como o spyware pode ser prejudicial para um negócio. Além disso, conheceu a ferramenta SentinelOne que entrega o melhor valor de defesa.

    Ficou mais alguma dúvida sobre o spyware e o trabalho da nossa solução. Acesse aqui para saber mais detalhes!

    Baixe Gratuitamente

    Novidade! Temos dois e-books incríveis e gratuitos, para você baixar, se informar e ficar livre de uma ameaça cibernética:

    Ransomware: o guia completo
    7 situações que permitem a invasão da sua empresa por ransomwares

    A Century Data é uma empresa que auxilia seus clientes no caminho da transformação digital promovendo tecnologias que possibilitem a criação de novas linhas de negócios. Oferecemos soluções inovadoras, produtos e serviços especializados, orientados pela demanda de áreas de negócios e de tecnologia.

    Todos os direitos reservados para Century Data Tecnologia da Informação LTDA